Harry Potter VS Crepúsculo: é possível esquecer a rivalidade?

O site Entertainment Weekly divulgou recentemente um artigo que fala sobre a conhecida rivalidade entre as duas séries de sucesso (tanto nos livros quanto nos cinemas), “Harry Potter” e “Crepúsculo”. Na coluna, o autor afirma que é possível conciliar as duas séries, ou seja, ser fã das duas ao mesmo tempo.

“É compreensível que as pessoas queiram comparar essas duas franquias – ambas são obras de fantasia transformadas em série de filmes e têm fãs veementes e apaixonados, que se estendem além de seus públicos-alvos. Mas por que tantas pessoas sentem a necessidade de falar mal de uma, quando dizem que gostam da outra? Qual o propósito de humilhar um e engrandecer o outro? Não podemos nos dar melhor?”

Primeiro, havia a batalha entre Harry Potter e Voldemort. Então, a luta entre Edward e Jacob. E agora, a guerra entre os fãs de Harry Potter e Crepúsculo. Não tenho certeza de quando esta birra começou, mas, agora que ambas as franquias estão perto do seu final nos cinemas, ela está ardente. Algumas vezes, é estimulante (ok, como quando a EW perguntou qual clipe exibido no MTV Movie Awards era melhor, Harry Potter e as Relíquias da Morte ou A Saga Crepúsculo: Eclipse – Relíquias da Morte ganhou com 88% dos votos), mas algumas vezes não é, como quando saíram as primeiras noticias sobre “Amanhecer” ser dividido em duas partes e a seção de comentários em nossa postagem se transformou em um fórum para pessoas se inflamarem como Crepúsculo estava apenas copiando Harry Potter e explorando financeiramente o último livro.

É compreensível que as pessoas queiram comparar essas duas franquias – ambas são obras de fantasia transformadas em série de filmes e têm fãs veementes e apaixonados que se estendem além dos seus públicos-alvos. Mas por que tantas pessoas sentem a necessidade de falar mal de uma, quando dizem que gostam da outra? Isto é por que, tão numerosos quanto os fãs de Crepúsculo são, eles se sentem inferiores, sempre sob o ataque daqueles que erroneamente rejeitam a franquia como bobagem adolescente (e não suportam que os fãs de Harry Potter tenham aprovação)? Ou por que os fãs de Harry Potter não podem entender por que as pessoas (e a mídia) insistem em falar sobre um triângulo amoroso entre uma humana, um vampiro e um lobisomem, quando poderiam discutir a pesada luta do menino bruxo para sobreviver ao vilão que matou seus pais e está agora determinado a acabar com Harry, Hogwarts e com os valores pelos quais eles prezam?

Você quase pode esquecer que é possível apreciar ambas as franquias, que você se trancou em seu apartamento no dia em que você comprou Harry Potter e as Relíquias da Morte para poder lê-lo antes que alguém estragasse o final, e leu os três primeiros livros de Crepúsculo um após o outro nas férias, porque eles são tão viciantes. Absolutamente, você pode ter sua preferência entre as histórias e opiniões sobre a qualidade literária e da atuação em cada uma destas séries de filmes (Eu tenho. Só uma das autoras me fez chorar em seu último livro e apenas uma das franquias me fez desejar ter uma varinha para erguer em solidariedade, no final do último filme lançado). Mas qual o propósito de rebaixar um e exaltar o outro? Não podemos nos dar melhor?

FONTE

10 Respostas

  1. adoro os 2 – mt mt mt mt mt

  2. Eu gosto mais de crepúsculo, porém acho que Harry Potter é um bom investimento para a leitura em uma tarde de domingo – ja que seus filmes não tem muito do eu esperava -, e acho que seu elenco não deveria ser favorecido pelos filmes, o Daniel até que fez um bom trabalho mais a Emma tem um tanto de inveja das fãs de crepúsculo. Ambos são ótimos de ler (livro) ou ver (filme) e essa disputa passagera não ira vingar. Meu voto ja esta armazenado, tenho 12 anos e acho que crepúsculo é um bom filme e não é só para meninas de minha idade que o apreciam mais sim as mais velhas e conscientes também.

  3. olha eu amo harry potter mas tamben gosto dos filmes de crepusculo e não sou muito afavor dessa rivalidade é que eu não gosto que os fãs de crepusculo falem mal de harry potter e não acho certo os fãs de harry potter falarem mal de crepusculo,mas sem querer ofender os fãs de crepusculo eu acho harry potter melhor que crepusculo mas isso é porque eu sou fã de harry potter desde de pequeno e adoro os livros e os filmes.

  4. eu vou votar em harry potter por que sou muito fã mas uma coisa eu vou falar o edward é muito envejoso por que viu que harry estava na fama foi lá e copeou um filme para si mesmo

  5. vote em harry potter ele é d++++
    crepusculo é um lixo e muito envejoso

  6. vote em harry potter ele é d++++
    crepusculo é um lixo e muito envejoso harry potter é d +++++++ seus filmes é incrivel pessoal acordem para a vida

  7. harry potter é muito loco estou anumçiando todos do meu msn para vir votar crepusculo não mereçe

  8. Que Harry Potter se ferre pq é uma MERDA!

  9. Prefiro Harry Potter!Eu li os quatro livros da ”grande” saga crepúsculo, achei ….hã..bom.E os filmes,poxa,pensei que podiam ser um pouco melhores :@ Já Harry Potter,os 7 livros são os melhores que eu já li ou que já existiram…Os filmes,então,ganham de virada,porque para produzir tudo aquilo não é mole,varinhasvassouras,efeitos especias,efeitos sonoros,e sei lá,Harry tem filmes,livres, e também alguns jogos…Fazem mais fãs a cada dia.E não é porque são mais filmes,mais livros,não…é porque é muito mais..viciante!I love HP *-* e acho crepusculo….. legal!essa é a minha opinião,e eu gostaria que ninguém xingasse como eu não xinguei ninguém…

  10. eu acho que as melhores sao crepusculo e harry potter por que as duas ficarampara a historia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: